Post 3a

5 fórmulas que valem ouro

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

SOLUÇÃO PARA TOSSE

Coloque 250 gramas de açúcar mascavo, três canelas em pau (Cínamomum zeylanicum), duas xícaras de folhas, desidratadas ou frescas, de guaco (Mikanip glomerata) e meio litro de água em uma panela, e deixe cozinhar em fogo brando até ganhar consistência cremosa. Deixe o preparo armazenado em local fresco e arejado, de preferência em frasco de vidro âmbar para proteger da luz. A dica vale para todas as receitas!

 

DESCANSO DA GRIPE

Coloque o correspondente a uma xícara (pequena) de folhas frescas de tamarindo (Tamarindus indica) em uma panela de barro. Em seguida, acrescente um gengibre em rodelas e dois copos de água. Ferva por 30 minutos. Coe a solução, adicione um copo de açúcar comum e meio copo de água. Ferva novamente a mistura até atingir ponto de xarope grosso. Ao esfiar, adicione o suco de um a três limões (Citrus limon).

 

FEBRE SOB CONTROLE

Ferva 60 gramas de raiz de genciana (Genciana lutea), devidamente limpas, por cerca de cinco minutos em um litro de água. Reserve e deixe em infusão, em média, por dez horas. Coe e elimine os resíduos. Acrescente 180 gramas de açúcar comum para cada 100 mililitros da solução. Leve ao fogo novamente e filtre pela segunda vez.

 

VENÇA A BRONQUITE

Em um litro de água, ferva ¼ de coração de bananeira em pedaços pequenos (Musa paradisíaca), 16folhas de bálsamo (Myrospermum pereirae), uma colher (sopa) de óleo-vermelho em pó (Mirisperma eritroxilum) e quatro colheres (sopa) de guaco picado (Mikania glomerata). Quando o volume estiver reduzido à metade, deixe esfriar. Coe. Por fim, adicione 300 mililitros de mel até atingir ponto de xarope.

 

ALIVIA CRISES DE ASMA

Lave 100 gramas de guaco (Mikania glomerata) e 100 gramas de agrião (Nasturtium officinale) frescos. Coloque as ervas picadas junto a um litro de mel em banho-maria por cerca de uma hora e meia, mexendo de vez em quando. Coe e armazene ainda quente.

 

INGREDIENTES CORINGAS

 

AGRIÃO (Nasturtium officinale) ­ apresenta efeito expectorante e remineralizante. O caule e as folhas contêm ferro, fósforo, cálcio, iodo e enxofre, além de vitaminas A e C.

ALHO (Allíum satívum) – facilita a saída de secreções e combate a tosse pela ação antisséptica das vias respiratórias. É indicado nos casos de resfriados e catarros brônquicos.

ANDIROBA (Carapa guianensis) – a casca é fortemente amarga e pode ser empregada como antifebril. Já a raiz é sudorífera e pode ainda ser usada contra bronquites.

CEBOUNHA-BRANCA (Allium ascalonicum) – possui ação descongestionante e antisséptica.

EUCAUPTO (Eucalyptus globulus) – é considerado antisséptico, sudorífero e expectorante. É utilizado em casos de sinusites, catarros nasais crônicos e gripes.

GENGIBRE (Zingiber ofjicinale) – ativa a circulação periférica, por isso é usado no combate às tosses, bronquites, resfriados, catarros crônicos, asma e rouquidões.

GUARANÁ (Paulinea sorbilis) – tem efeito positivo contra dores de cabeça e enxaquecas. Útil também como antifebril e sudorífero.

LARANJA-CIDRA (Citrus medica) – o fruto é empregado em casos de tosse e a polpa é fonte de vitaminas A, B e C.

LIMÃO (Citrus limonum) – as partes utilizadas do limoeiro são as folhas e o fruto, do qual se aproveitam a casca e o suco. Apresenta alto teor de vitamina C e diversos ácidos orgânicos, sobretudo o cítrico.

POEJO (Mentha pulegium) – dele, utilizam-se as folhas e inflorescências secas. Contém substâncias com propriedades analgésicas, anestésicas, antissépticas e expectorantes.

SÁLVIA (Salvia officinalis) – as folhas e flores possuem ações benéficas como antisséptica e sudorífera.

MEL – esse fluido açucarado tem capacidade de potencializar a atividade terapêutica dos diversos princípios ativos dos ingredientes, além de inibir o sabor pouco agradável de algumas ervas.

Posts interessantes

Autor

André Vidal

André Vidal é fisioterapeuta, formado pela Universidade Gama Filho. É especializado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid e em outras técnicas.

Nenhum Comentário

Publicar Comentário

CAPTCHA


A Vidal é uma empresa jovem que nasceu com um conceito inovador, tendo como objetivo promover um atendimento diferenciado e personalizado aos seus clientes.