Post 1a

Acupuntura

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

É uma técnica milenar fundamentada nos princípios da medicina tradicional chinesa. É usada para restabelecer a saúde através da harmonização do corpo físico, mental, emocional e espiritual por meio da desobstrução dos pontos de passagem da energia chi pelo corpo e do equilíbrio do ying / yang. Essa energia flui ao longo de todo o corpo em canais chamados meridianos, onde estão localizados os pontos de acupuntura, que são usados para ativar ou sedar a energia circulante através da incisão de agulhas nos pontos obstruídos ou vinculados a órgãos específicos, hoje em dia também pode ser feita com laser. Cada meridiano é associado a um órgão em particular ou a uma função metabólica, mas como o corpo humano está todo interligado, cada órgão acaba por influenciar outros órgãos que por sua vez atingem todo o corpo. Na medicina tradicional chinesa toda enfermidade provém de desequilíbrios entre as energias yin e yang e da obstrução da energia chi.

Existem 361 pontos nos doze meridianos principais e nos dois meridianos da linha mediana. Nas últimas décadas, foram descobertos novos meridianos e pontos, e os microssistemas, que possuem pontos que representam todo o corpo nas regiões da orelha, nariz; face, língua, couro cabeludo, mãos, pés, abdome, dorso, íris e dentes. O estímulo dos pontos e meridianos visa restabelecer o equilíbrio energético e a saúde. Como os desequilíbrio precedem as doenças, a acupuntura é uma medicina não apenas curativa, mas também preventiva. Atualmente já são muitos os médicos que a usam ou que a recomendam em complementaridade com a medicina clássica. A acupuntura foi popularmente aceita como um bom tratamento para as dores em geral, sendo recomendada também para tratamento de bronquite asmática, rinite alérgica, sinusite, paralisia facial, vertigens, impotência sexual, alterações do ciclo menstrual, ansiedade, fraqueza, calvície e obesidade.

Posts interessantes

Autor

André Vidal

André Vidal é fisioterapeuta, formado pela Universidade Gama Filho. É especializado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid e em outras técnicas.

Nenhum Comentário

Publicar Comentário

CAPTCHA


A Vidal é uma empresa jovem que nasceu com um conceito inovador, tendo como objetivo promover um atendimento diferenciado e personalizado aos seus clientes.