Post 3a

Alimentação em cada faixa etária

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Como deve ser a alimentação

0 a 6 meses

Apenas o leite materno é suficiente para suprir as necessidades nutricionais da criança.

6 meses a 1 ano

Nessa fase, os alimentos devem ser oferecidos separadamente, cozidos e amassados para saber se eles causam alergia ou dor de barriga. Aos 8 meses podem ser oferecidos em pedaços para que a criança aprenda a mastigar. Importante: as caretas nem sempre indicam que ela não gostou da comida. Apenas está se acostumando. A oferta frequente de um determinado alimento facilita a sua aceitação.

1 a 2 anos

A partir de 1 ano a criança já pode comer arroz, feijão, verduras e legumes cozidos e bem picados, carnes cozidas e saladas. Aos 2 anos, ela deve fazer as seguintes refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Nessa fase, o apetite diminui na mesma proporção que o crescimento e as necessidades nutricionais. A quantidade de líquidos deve ser moderada, pois reduz o apetite e pode atrapalhar a refeição, uma vez que é mais fácil beber um suco do que mastigar um alimento.

3 a 6 anos

Nessa fase, a recomendação de oferecer pelo menos três refeições e dois lanches saudáveis por dia está mantida. Ofereça a ela de seis a oito copos de água diariamente, nos intervalos das refeições (a água ajuda no funcionamento intestinal e mantém o corpo hidratado). Importante salientar: cada criança tem uma necessidade nutricional individual. É importante consultar um nutricionista se for evidenciada alguma alteração no seu estado nutricional.

7 a 10 anos

Aqui, o controle do peso é importante para prevenir a obesidade. O consumo diário de frutas, verdura s e legumes fornecerão as vitaminas e minerais necessários para o bom funcionamento intestinal e a prevenção de doenças. Além da família, a escola tem papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles, o da alimentação. Se o colégio oferece alimentação, é importante verificar se os alimentos da cantina e do restaurante são preparados adequadamente (condições de higiene e a conservação), e se os lanches e refeições são saudáveis, sem frituras ou excesso de gordura e açúcar.

Posts interessantes

Autor

André Vidal

André Vidal é fisioterapeuta, formado pela Universidade Gama Filho. É especializado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid e em outras técnicas.

Nenhum Comentário

Publicar Comentário

CAPTCHA


A Vidal é uma empresa jovem que nasceu com um conceito inovador, tendo como objetivo promover um atendimento diferenciado e personalizado aos seus clientes.