Post 3a

Aromaterapia

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

É o conhecimento em aplicar as essências perfumadas das plantas e flores através de massagens com óleos ou inalação com objetivos terapêuticos. Para isso, a aromaterapia utiliza-se de óleos essenciais extraídos de várias plantas cultivadas em regiões diferentes e de acordo com procedimentos técnicos que garantam o padrão e a qualidade da matéria-prima para que o bom termo da terapia seja atingido. É uma técnica muito usada na França e na Inglaterra. Entre os povos antigos, as fragrâncias eram usadas em rituais sagrados (incenso, cedro, mirra) e as plantas como cataplasmas e unguentos sobre a pele.

Os óleos essenciais são a principal matéria-prima da aromaterapia e também são usados por outros profissionais como enfermeiras, massagistas, esteticistas, fisioterapeutas, perfumistas etc. Podem ser utilizados como relaxantes musculares, digestivos e estimulantes da circulação. Possuem ações farmacológicas, psicoterapêuticas e metafísicas e são extraídos de várias partes das plantas como as cascas, resina, folhas, flores, frutos e sementes.

Os odores das essências atuam rapidamente sobre o sistema nervoso central estimulando a produção ou inibição de hormônios, secreções e mediadores químicos que determinam modificações no organismo influenciando o humor, a disposição, o temperamento, e o estado de espírito. Os óleos são usados em massagens, nebulizadores, ambientes ou banhos. Estimulam o olfato e o toque. As propriedades dos óleos essenciais também são liberadas sobre a pele através da massagem.

É indicada para aliviar o estresse, a depressão, dores de cabeça, insônia, tensão pré-menstrual e pequenas lesões. É relaxante, favorece a auto-estima, harmoniza o humor e as emoções.

 

Propriedades de Algumas Essências:

Camomila: Reduz inchaços, trata de alguns sintomas de alergia, alivia estresse, insônia e depressão. É utilizada também no trata­mento de problemas digestivos.

Eucalipto: Baixa febre, alivia sinusite, combate vírus e bactérias, alivia tosse e pode ser usada no tratamento de espinhas e furúnculos.

Hortelã: Empregada para tratar problemas digestivos, descongestionar o tórax, limpar ferimentos, aliviar dores de cabeça e musculares.

Lavanda: Indicada para tratamento de queimaduras e ferimentos. É desinfetante. Também usada para aliviar depressão, tem proprie­dades antiinflamatórias e é capaz de aliviar dores de cabeça, alergias respiratórias, dores musculares, náuseas, pressão baixa e cólicas mens­truais.

Alecrim: Alivia dores, melhora a circulação, descongestiona o peito, auxilia na digestão, estimula o bom funcionamento do fígado, combate infecções e ajuda a aliviar depressão.

 

Os Principais Óleos e Suas Propriedades:

Lavanda: antiespasmódico;

Camomila: relaxante, antiinflamatório, antialérgico e digestivo; Manjerona: anti-séptico, antiespasmódico e antiinflamatório;

Alecrim: estimula a circulação, analgésico e descongestionante;

Hortelã: digestivo, descongestionante;

Eucalipto: descongestionante, antiviral, antibacteriano e estimulante;

Gerânio: antiinflamatório e antidepressivo.

OBS.: Os óleos e essências não devem ser usados sem consultar um aromaterapeuta, pois podem ser tóxicos ou causar danos na pele.

Posts interessantes

Autor

André Vidal

André Vidal é fisioterapeuta, formado pela Universidade Gama Filho. É especializado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid e em outras técnicas.

Nenhum Comentário

Publicar Comentário

CAPTCHA


A Vidal é uma empresa jovem que nasceu com um conceito inovador, tendo como objetivo promover um atendimento diferenciado e personalizado aos seus clientes.