Post 1a

Azeite? Está na mesa!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Há quem não o dispense por nada. Seja para regar a salada ou para dar um gosto a mais na pizza. Descubra quanto consumir para se beneficiar

 

É CAPAZ DE REDUZIR O COLESTEROL

VERDADEIRO. Por ser rico em ácidos graxos monoinsaturados, compostos fenólicos e vitamina E, o azeite tem o poder de proteger os vasos sanguíneos contra a oxidação lipídica, isto é, diminui o LDL (mau colesterol) e aumenta os níveis de HDL (bom colesterol).

 

NÃO PODE SER CONSUMIDO QUENTE

VERDADEIRO. A melhor forma de aproveitar os benefícios é utilizando o azeite para regar saladas ou adicioná-lo aos alimentos após o cozimento, já que o calor prolongado e em altas temperaturas inativa algumas de suas propriedades.

 

EM EXCESSO ENGORDA

VERDADEIRO. Como todas as demais gorduras, o azeite de oliva contem 9 kcal/g de gordura, ou seja, 10 g do azeite (o equivalente a aproximadamente uma colher de sopa) tem cerca de 90 kcal. Para que não deixemos de aproveitar seus valiosos benefícios, a regra que vale é a mesma para todos os alimentos, ou seja, consumir com moderação.

 

AZEITES DE COR VERDE SÃO MAIS FORTES

VERDADEIRO. Os azeites mais verdes geralmente são os mais ácidos e aqueles retirados da primeira prensa, sendo extravirgens e possuindo, portanto, maiores benefícios.

 

QUANTO MAIS CARO O AZEITE, MELHOR

FALSO. Essa não é uma regra que se deve levar em conta na hora de escolher, pois nem sempre o azeite mais caro é o melhor. O que vale é por quantas prensagens o óleo passou no processo de industrialização (o melhor é o extravirgem, retirado na primeira prensa das azeitonas), o tipo de embalagem em que ele está acondicionado (latas e vidros escuros protegem da luminosidade e, consequentemente, da oxidação) e sua acidez (quanto maior, melhor é a qualidade do azeite – escolha aqueles com o pH máximo de 0,5).

 

TOMAR UMA COLHER DE AZEITE FAZ O INTESTINO FUNCIONAR MELHOR

VERDADEIRO. A gordura emulsifica as fezes, favorecendo o transporte intestinal das mesmas, o que pode ser de grande valia para aquelas pessoas que têm dificuldade em evacuar.

 

POSSO SUBSTITUIR AZEITE POR AZEITONAS

FALSO. O azeite de oliva contém maior concentração de nutrientes. Desta maneira, seria preciso consumir grandes quantidades de azeitonas para conseguir os mesmos efeitos favoráveis. E atenção: azeitonas em conserva possuem elevadas quantidades de sódio, que, em excesso pode contribuir para o aumento da pressão arterial.

Posts interessantes

Autor

André Vidal

André Vidal é fisioterapeuta, formado pela Universidade Gama Filho. É especializado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid e em outras técnicas.

Nenhum Comentário

Publicar Comentário

CAPTCHA


A Vidal é uma empresa jovem que nasceu com um conceito inovador, tendo como objetivo promover um atendimento diferenciado e personalizado aos seus clientes.