Vidal - Dicas de Saúde - Dicas essenciais para escolher tênis_blog

Dicas essenciais para a escolha do seu tênis

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Os tênis são fabricados para as mais diversas atividades esportivas. Ao comprar um par de tênis, algumas características comuns devem ser levadas em consideração: o seu ciclo biomecânico e o tipo de pé, não importando a marca, o modelo, as tecnologias ou os materiais utilizados. Adquirir o tênis que apresente as características adequadas às suas necessidades e as atividades que irá praticar, garantirá a você terá maior conforto e evitará possíveis lesões.

balança 1

 

Conheça o seu ciclo biomecânico

Nosso ciclo biomecânico é único, porém, se enquadram nas seguintes categorias: pronadores, supinadores e neutros. Os calçados apresentam propriedades  que podem ajudar a compensar as características da marcha.

pronação e supinação pronação e supinação 2 tipos de pisada

 

Como é avaliada a Biomecânica Individual?

Formato dos calçados

O formato dos calçados esportivos (tênis) influencia não só na acomodação, mas no comportamento biomecânico dos esportistas. Os pronadores normalmente se beneficiam com calçados retos ou ligeiramente curvos. Já os supinadores podem compensar o seu ciclo biomecânico com calçados semicurvos ou curvos.

 

curvo, semicurvo e reto

Formatos: curvo, semicurvo e reto.

Amortecimento de impactos

A prática esportiva provoca impactos que excedem o peso corporal. Uma sola intermédia com uma boa capacidade de amortecimento de impactos é importante nos calçados esportivos. A maioria das solas intermédias modernas são fabricadas em EVA moldado. Para os esportistas de alto impacto o material mais adequado é o poliuretano, embora seja cada vez menos utilizado. Alguns fabricantes acrescentam diversas tecnologias nas solas intermédias para aumentar a elasticidade, a durabilidade e a capacidade de amortecimento de impactos (Ex: bolsas com ar, materiais visco elásticos, etc.). No caso do supinador é necessário amortecimento extra.

Sola intermédia em polímero e unidade de amortecimento

Sola intermédia em polímero e unidade de amortecimento

Palmilhas substituíveis

As palmilhas oferecem acomodação, conforto e capacidade de amortecimento de impactos. A maioria das palmilhas utilizadas nos calçados esportivos modernos perde a sua eficácia ao longo do tempo, devendo ser substituída de 1/2 em 1/2 ou de 1/4 em 1/4 do tempo de vida útil dos calçados. As palmilhas substituíveis são muito úteis por razões higiênicas, pois, com a sua retirada, é possível lavá-las e mantê-las arejadas, evitando a proliferação de fungos e bactérias.

palmilha

 

Estabilidade e/ou Controle biomecânico

A estabilidade é um fator importante para os pronadores. A maioria dos modelos possui solas intermédias moldadas, possibilitando que o pé se molde anatomicamente ao calçado.
Outros modelos apresentam apoio extra, sola alta nas laterais, contrafortes externos, barras estabilizadoras, sola intermédia de dupla densidade e dispositivos antipronação.

características de estabilidade

 

Flexibilidade

O calçado esportivo deve flexionar exatamente como o pé humano, o excesso de flexibilidade ou a flexibilidade inadequada são prejudiciais.

flexibilidade

Características de apoio

Dependendo do esporte a ser realizado ou da morfologia dos pés, podemos considerar que algumas características contribuem para o aumento do apoio e ajudam a limitar os movimentos laterais dos pés. As construções dos calçados também influenciam o apoio interno ou externo, assim como as tiras externas, as aplicações em plástico TPU, os contrafortes externos e as tiras em velcro.

Características de apoio

Características de apoio

Durabilidade

Normalmente os calçados esportivos apresentam uma boa durabilidade e alguns modelos podem conter materiais que intensificam essa característica:

  • Aplicações em nylon (capaz de melhorar a capacidade de ventilação).
  • Fabricação em couro.
  • Aplicação de materiais como reforço extra em borracha, costuras duplas ou triplas, e solas de borracha sólida.

Acomodação

Os pés podem alargar e expandir durante a prática esportiva, devido ao efeito do calor e dos grandes impactos. Quando o clima estiver quente, seus pés podem expandir um tamanho e meio ou mais, por isso evite comprar calçados apertados. Deixe uma folga na região dos dedos movendo-os livremente. O calcanhar deve estar justo, mas confortável. Procure medir os seus pés sempre que possível, pois a idade, as lesões e os impactos vão modificando os nossos pés.

 

acomodação acoacomodação 3

 

Em resumo:

Ao comprar um par de tênis, todos os fatores citados são importantes para fazer a melhor escolha. É muito frequente o consumidor concentrar-se em detalhes como o amortecimento de impactos, materiais ou tecnologias inovadoras, porém, esse comportamento pode levar a uma compra errada. Os fatores mais importantes para uma compra correta estão relacionados ao equilíbrio adequado às suas necessidades.

Posts interessantes

Autor

André Vidal

André Vidal é fisioterapeuta, formado pela Universidade Gama Filho. É especializado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid e em outras técnicas.

Comentário ( 1 )

  • Parabéns. … acabo de conhecer esse site …Vou explorar …
    Tenho fascite plantar….faz um bom tempo
    Não consigo a cura!!! Quem sabe acho por aqui acho uma boa solução. ..pena que sou de SP…

Publicar Comentário

CAPTCHA


A Vidal é uma empresa jovem que nasceu com um conceito inovador, tendo como objetivo promover um atendimento diferenciado e personalizado aos seus clientes.