Tênis de Corrida

Dicas para escolher o melhor tênis de corrida

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Algumas considerações são importantes na escolha do tênis de corrida, pois eles devem se adaptar às características individuais da sua forma de correr e do seu tipo de pisada.

Tênis Corrida 01

Os tênis de corrida são fabricados para oferecer diferentes benefícios de acordo com as necessidades de cada corredor. Para identificar o tênis mais adequado, é necessário compreender as diversas categorias existentes e a finalidade a qual se destina:

Classificação dos tênis de corrida

Os tênis de corrida dividem-se em dois grandes grupos: Tênis de Treino e Tênis de Competição.

Tênis de Treino

Apresentam as seguintes categorias:

  • Estabilidade Máxima/Controle biomecânico (Motion Control), também conhecido como controle de movimentos;
  • Estabilidade;
  • Neutros/Amortecimento;
  • Performance (ligtweigth trainers), também conhecido como treino-competição ou mistos.

O principal fator de classificação é o grau de estabilidade que o tênis oferece:

Tênis Corrida 02
Tênis de Estabilidade Máxima/Controle Biomecânico

São assim chamados porque oferecem um grande controle sobre o eixo de transição dos pés no solo, evitando os movimentos laterais e mediais. Isso se torna possível devido à utilização de espuma de dupla densidade na sola intermédia, contrafortes extrafortes e dispositivos em plástico TPU.

Devem utilizar tênis de estabilidade máxima/controle biomecânico:

  • Corredores pesados (Homens >80Kg e Mulheres >65Kg);
  • Corredores que sejam pronadores severos;
  • Corredores que procuram estabilizar a hipermobilidade (pronação) o máximo possível.

Tênis da classe Estabilidade Máxima/Controle Biomecânico

Tênis Corrida 03
Tênis da classe Estabilidade

São todos aqueles que oferecem suporte, mas não chegam a reorientar o ciclo biomecânico do utilizador, essencialmente devido à utilização de espumas de dupla densidade.

Devem utilizar tênis da classe estabilidade:

  • Corredores leves;
  • Pronadores ligeiros a moderados, que procuram alguma estabilização da hipermobilidade (pronação);
  • Corredores pesados que procuram um tênis mais leve para a competição ou para os treinos mais rápidos.
Tênis Corrida 04
Tênis da classe Estabilidade

Tênis Neutros/Amortecimento

Nesta classe são colocados todos os tênis que não apresentam qualquer tipo de apoio medial ou lateral, pois o seu principal benefício é a capacidade de amortecimento de impactos.

Devem utilizar tênis neutros/amortecimento:

  • Corredores que procuram o maior amortecimento, que não necessitem de estabilidade;
  • Corredores supinadores;
  • Corredores pesados neutros, que procuram um tênis para competição ou treinos rápidos.

Tênis da classe Neutros/Amortecimento

Tênis Corrida 05
Tênis de performance

Destinam-se àqueles corredores que querem um tênis de treino extremamente leve (menos de 300g) para treinos diários.

Devem utilizar tênis de performance:

  • Corredores leves (Homem <60Kg, Mulher <45Kg);
  • Pé neutro;
  • Corredores leves;
  • Pronadores ligeiros que procuram um tênis para treinos diários rápidos ou para provas

Tênis da classe performance

Tênis Corrida 06
Tênis para trail (corridas de aventura ou de montanha)

São tênis firmes e estáveis para correr fora da estrada, apresentando solas bastante agressivas que oferecem estabilidade em terrenos instáveis e evitam sentir as irregularidades desses terrenos (Ex.: pedras). As linguetas são costuradas nos lados, como forma de impedir a entrada de elementos estranhos nos tênis. A região dos dedos são mais firmes, evitando que se machuquem ao bater em alguma pedra ou galho. São ideais para a prática em terrenos acidentados, podendo ou não apresentar uma tecnologia de impermeabilidade (Ex.: Membranas).

Devem utilizar tênis para trail /corridas de montanha

Corredores que praticam em trilhas acidentadas, com declives acentuados e em terrenos extremamente irregulares. Como os tênis de estrada, os tênis de trail apresentam diferentes níveis de estabilidade de acordo com a necessidade do corredor.

Tênis Corrida 07
Tênis da classe trail (correr fora de estrada)

Tênis de Competição

Tênis que pesam menos que 250g são considerados tênis de competição. O peso aferido normalmente é de um tênis tamanho 9 na escala americana masculina (42 Eur/40 Brasil) e um tamanho 6, na escala feminina (36 Eur/34 Brasil).

Os tênis de competição dividem-se em duas famílias:

Distâncias até meia-maratona.

Os tênis de competição para distâncias até meia-maratona são extremamente leves, por isso apresentam menos materiais na sua constituição e oferecem um peso reduzido, em função do apoio, da estabilidade e do amortecimento de impactos. Alguns tênis desta modalidade têm características muito semelhantes aos tênis da modalidade performance.

Devem utilizar tênis para distâncias até meia-maratona:

  • Corredores leves e biomecanicamente eficientes para provas curtas, até meia-maratona a um nível competitivo.
Tênis Corrida 08
Tênis de competição até meia-maratona

Tênis para distâncias de maratona

Os tênis de competição para distâncias de maratona são extremamente leves, por isso  trazem menos materiais na sua constituição e oferecem um peso muito reduzido, em função do apoio, da estabilidade e do amortecimento de impactos. Alguns tênis desta modalidade apresentam características muito semelhantes aos tênis da modalidade performance.

Devem utilizar tênis de competição para distâncias até maratona:

  • Corredores leves e biomecanicamente eficientes, para provas de todas as distâncias de maratona a um nível competitivo.
Tênis Corrida 09
Tênis de competição para maratona

O fator de diferenciação é essencialmente o peso. Até 200g podemos considerar que o tênis é ideal para distâncias de até meia-maratona; até 250g, será um tênis para distâncias de até uma maratona.

Tênis para Triathlon

Os tênis para triathlon são a evolução e a especialização dos tênis de corrida das classes performance e competição, com algumas adaptações específicas ao triathlon. A adaptação mais presente é o sistema de aperto rápido, através da utilização de atacadores elásticos no lugar dos tradicionais.

Tênis Corrida 10
Tênis para triathlon com atacadores elásticos de aperto rápido.

As transições entre as diferentes modalidades do triathlon devem ser o mais rápido possível. Por essa razão, o tênis para triathlon deve estar preparado para ser utilizado sem meias, pois apresenta canais de expulsão da umidade.

Tênis Corrida 11

Tênis para triathlon com canais de expulsão da umidade

Generalidades sobre os tênis de corrida:

Estudos mostram que um par de tênis adequado à sua pisada reduz em 50% as hipóteses de lesões provocadas por insuficiência de flexibilidade, amortecimento de impactos, estabilidade e/ou controle biomecânico.

As forças de impactos provocadas na corrida são de 3 a 5 vezes o peso corporal do praticante. Se o tênis apresentar boa capacidade de amortecimento, a maior parte desses impactos é dispersada pela sola intermédia.

A flexibilidade é necessária devido ao elevado grau de repetição de movimentos do pé durante a corrida.

A estabilidade e/ou controle biomecânico também são vitais. Todos os corredores pronam ou supinam em diferentes graus. Tênis com a estabilidade adequada ajudam a compensar estas necessidades.

Controle biomecânico e/ou estabilidade podem ser obtidos através da sola intermédia moldada, dispositivos antipronação e sola intermédia de dupla densidade associados com palmilhas personalizadas para cada tipo de pisada.

A acomodação é de extrema importância, pois um tênis pode ser tecnicamente evoluído, mas se não ficar bem acomodado, não poderá ser utilizado. Um tênis de corrida deve ficar justo no tornozelo e no peito do pé, mas deverá ter espaço suficiente na região dos dedos para que estes se movam livremente.

Conheça os produtos da Use Vidal.

Posts interessantes

Autor

André Vidal

André Vidal é fisioterapeuta, formado pela Universidade Gama Filho. É especializado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid e em outras técnicas.

Nenhum Comentário

Publicar Comentário

CAPTCHA


A Vidal é uma empresa jovem que nasceu com um conceito inovador, tendo como objetivo promover um atendimento diferenciado e personalizado aos seus clientes.