Post 2a

Diferença entre o RPG, o Pilates e a Osteopatia

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Osteopatia

É uma técnica com  metodologia  e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático). A Osteopatia atua no aparelho locomotor, no crânio e nas vísceras. É indicada nos casos de dores na coluna vertebral, hérnias discais, dores no membro superior (ombro, cotovelo, punho, mão), dores nos membros inferiores (quadril, joelho, tornozelo, pé), etc.

RPG (Reprogramação Postural Global)

É uma técnica francesa que vê o sistema muscular como um todo, para ela os músculos se organizam em cadeias, com isso o fisioterapeuta irá identificar a cadeia afetada tratando as suas causas e conseqüências. O RPG atua em patologias tais como: pé plano, pé cavo, joelho valgo e varo, escoliose, cifose, hiperlordose, dores vertebrais e musculares agudas ou crônicas de origem reumatológica ou traumatológica, bursites, tendinites, artroses, etc. O mais importante é que o paciente adquira uma postura harmoniosa e equilibrada aliviando as tensões, dores e retrações musculares.

Pilates

É uma técnica que trabalha progressivamente a força e o alongamento tendo como objetivo melhorar a flexibilidade muscular e a amplitude de movimento das articulações. Tem como benefícios melhorar a coordenação, o equilíbrio e a consciência corporal. É indicado para a reabilitação física, condicionamento físico em geral e bem estar.

 

Posts interessantes

Autor

André Vidal

André Vidal é fisioterapeuta, formado pela Universidade Gama Filho. É especializado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid e em outras técnicas.

Comentário ( 1 )

  • Simples e clara explicação sobre a diferença entre Osteopatia, Pilates e RPG. Tenho uma clínica de Fisioterapia em Nova Iguaçu no Rio de Janeiro e diariamente eu preciso explicar para pelo menos um paciente a diferença entre as técnicas e suas aplicações. Parabéns pela capacidade de síntese meu colega.

Publicar Comentário

CAPTCHA


A Vidal é uma empresa jovem que nasceu com um conceito inovador, tendo como objetivo promover um atendimento diferenciado e personalizado aos seus clientes.