post 2a

Drenagem Linfática

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Técnica de massagem que utiliza movimentos leves e ritmados para estimular o sistema linfático, eliminando toxinas e diminuindo a quantidade de líquidos retidos no corpo. Criada na década de 1930, na Dinamarca, pelo fisioterapeuta Emil Vodder (1896-1986), a drenagem linfática é uma das técnicas mais utilizadas no combate e prevenção à celulite e gordura localizada. O procedimento é indicado para redução de edemas (inchaço) gestacional e pré-menstrual, nos tratamentos pré e pós-cirúrgicos e especialmente nos casos de cirurgias plásticas (lipoaspiração, mamoplastia, cirurgia de abdome e rosto). A massagem também é indicada para casos de má circulação sanguínea, varizes, tensão muscular, enxaqueca, acne, hipertensão e até sinusite. Além disso, proporciona relaxamento, auxiliando no controle de estresse. Pode ser realizada manual ou mecanicamente. Sua aplicação é feita por meio de movimentos circulares, suaves e precisos, sobre o caminho percorrido pelos vasos linfáticos. Na versão mecânica, alguns aparelhos reproduzem o movimento de pressão e descompressão; outros aplicam estimulação elétrica em pontos específicos do corpo. O método e contraindicado para quem sofre de insuficiência renal, trombose, câncer e processos infecciosos. É importante que seja aplicada por um profissional habilitado, pois a massagem exige conhecimento do sistema linfático e das técnicas específicas.

Posts interessantes

Autor

André Vidal

André Vidal é fisioterapeuta, formado pela Universidade Gama Filho. É especializado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid e em outras técnicas.

Nenhum Comentário

Publicar Comentário

CAPTCHA


A Vidal é uma empresa jovem que nasceu com um conceito inovador, tendo como objetivo promover um atendimento diferenciado e personalizado aos seus clientes.