Post 1a

Evite as VARIZES

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Varizes são veias desproporcionalmente dilatadas em relação à quantidade de sangue que devem transportar. São alongadas e tortuosas, com estruturas e funções alteradas, cujas alterações decorrem do enfraquecimento das paredes venosas, em consequência da ruptura de seus elementos musculares e elásticos. A sede das varizes é o sistema venoso, composto pelo Sistema Venoso Superficial, Sistema Venoso Profundo e Sistema Perfurante.

Distribuem-se por toda a superfície dos membros inferiores, numa rede complexa por onde a maior parte do sangue caminha em seu retorno ao coração. Em suas paredes internas existem válvulas para controlar e orientar a passagem do sangue. Com as contrações musculares, permitem a passagem da corrente sanguínea apenas num sentido, impedindo o refluxo do sangue. O funcionamento defeituoso dessas válvulas provoca a formação de varizes, pois determina a drenagem deficiente do sangue que, em lugar de retomar para atingir o coração, fica estagnado.

O problema das varizes aparecerem, quase sempre, em idade avançada explica-se pela perda de tônus da musculatura das pernas e das válvulas venosas.

Também a posição em pé e as ocupações que obrigam à pressão constante da musculatura abdominal como a dos estivadores e levantadores de peso criam condições que favorecem a manifestação das varizes. A maior incidência das varizes é no sexo feminino, que pode ser explicada em termos de fatores endócrinos. É comum sua manifestação ou seu agravamento em períodos como a gravidez, a puberdade e a menopausa.

É possível que a alteração de secreção hormonal, com maior liberação de progesterona, provoque certo relaxamento das paredes venosas, com consequente dilatação das veias.

 

COMBINAÇÃO DE ERVAS PARA TRATAMENTO

 Bardana

Sudorífera, depurativa do sangue, rins e fígado. Ótima contra cálculos renais e moléstias da pele.

Crataegus

Cardiotônico, melhora a irrigação do sangue, ótimo como preventivo de acidentes vasculares e hipertensão.

Hamamélis

Eficaz nas doenças do sistema venoso como hemorroidas e varizes. Melhora o sistema circulatório.

Thuia

Eficaz depurativo e anti-inflamatório, limpa e desintoxica o sangue e o organismo. Empregado com sucesso no tratamento de reuma­tismo, artritismo e gota, doenças da pele e males do fígado. Contraindicado para mulheres grávidas.

Verbena

Empregada para combater os males do fígado e afecções estomacais.

Posts interessantes

Autor

André Vidal

André Vidal é fisioterapeuta, formado pela Universidade Gama Filho. É especializado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid e em outras técnicas.

Nenhum Comentário

Publicar Comentário

CAPTCHA


A Vidal é uma empresa jovem que nasceu com um conceito inovador, tendo como objetivo promover um atendimento diferenciado e personalizado aos seus clientes.