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Festas, nozes e nutrientes.

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Confira as propriedades dessa personagem natalina e abuse de seus benefícios durante o ano todo.

As nozes são ricas em vitaminas A, C, E, potássio e magnésio. Vale lembrar que o magnésio confere relaxamento muscular e a vitamina E é fundamental para a formação de glóbulos vermelhos e do tecido muscular. Este também é o fruto com maior quantidade de antioxidantes. Segundo um estudo da Universidade Rovira i Virgili, apresentado em Madri (Espanha) durante o seminário Nozes: alimentos naturais, alimentos funcionais, o alimento possui 20,97 unidades de antioxidantes em cada 100 gramas, 20 vezes mais do que a quantidade presente na laranja (1,14), no espinafre (0,98), na cenoura (0,04) ou no tomate (0,31).

COMER DEMAIS CAUSA PROBLEMAS INTESTINAIS: VERDADEIRO
Caso sejam ingeridas com moderação, podem auxiliar no funcionamento intestinal, já que possuem muitas fibras. Mas quando são consumidas em grande quantidade, deixam de cumprir o papel de reguladoras do intestino e passam a desequilibrá-lo, pois têm alto teor de gordura.

AJUDA A COMBATER O COLESTEROL: VERDADEIRO
Isso porque as nozes são ricas em ômegas 3 e 6, ácido graxos poli-insaturados conhecidos como protetores cardiovasculares. Essas substâncias atuam como os minerais antioxidantes, que ajudam a regularizar o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL).

DEVO COMER UMA POR DIA: FALSO
O ideal é ingerir cinco unidades por dia. Quando consumidas antes da refeição, causam uma sensação de saciedade rapidamente e por mais tempo.

SÃO REPLETAS DE CALORIAS: VERDADEIRO
Não devem ser consumidas em grande quantidade, pois são calóricas e podem gerar aumento de peso. Cada unidade tem cerca de 5 g e possui 32 kcal. Basta fazer a conta e imaginar que 100 g contêm aproximadamente 640 kcal.

QUANDO USADAS COMO INGREDIENTE EM BOLOS E DOCES TÊM A MESMA EFICÁCIA: VERDADEIRO
Os nutrientes não são perdidos durante a preparação das receitas. Só é preciso ficar atento à quantidade exigida para a elaboração de cada prato. Uma boa dica é salpicá-las em saladas, o que garante a indicação de cinco unidades por dia.

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Autor

André Vidal

André Vidal é fisioterapeuta, formado pela Universidade Gama Filho. É especializado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid e em outras técnicas.

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