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Fratura do Fêmur: Fique longe do problema

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Exercícios regulares, exposição ao sol por, ao menos, 15 minutos diários (antes das 10h e depois das 16h) e consumo de alimentos ricos em cálcio previnem a osteoporose e, consequentemente, o risco de fraturas no fêmur. Mas antes de iniciar uma atividade física, consulte seu médico para que ele avalie suas condições de saúde. Depois da avaliação, invista nessa rotina de exercícios:

  • Caminhe por 20 minutos, de 3 a 5 vezes na semana em terreno plano. Se tiver problemas de equilíbrio, utilize uma bengala.
  • Durante a caminhada, aproveite para movimentar braços, elevando um e depois o outro. Em seguida, mantenha os braços ao longo do corpo, elevando-os e baixando-os simultaneamente (imagine o movimento de asas de um pássaro.
  • Ande por alguns minutos como se estivesse marchando, elevando um pouco as pernas.
  • Em casa, faça exercícios para quadril, joelho e tornozelo: numa superfície antiderrapante, encoste completamente na parede mantendo o corpo ereto. Agache levemente sempre se apoiando na parede. Conte até 5 e volte a posição inicial. Repita dez vezes.

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Autor

André Vidal

André Vidal é fisioterapeuta, formado pela Universidade Gama Filho. É especializado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid e em outras técnicas.

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