Post 3a

MÁ DIGESTÃO

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A boa nutrição depende não daquilo que se come, mas sim daquilo que é digerido. A má digestão pode ser causada por uma série de fatores. Os principais são febre interna, que faz azedar a comida no estômago e intestino e, com isso, não é aproveitada; alimentos pouco mastigados, mal combinados, muito quentes ou geladas; mau funcionamento da vesícula e do fígado, órgãos fundamentais para a digestão; excesso de alimentos, alimentos indigestos, muita fritura; gastrite e úlceras formando febre e catarro estomacal; prisão de ventre.

 

ERVAS E PLANTAS INDICADAS

  • Espinheira-santa. O uso da espinheira-santa em outros países da América do Sul é bastante diferenciado, sendo utilizado como antiasmático na Argentina, por exemplo, e como contraceptivo no Paraguai. Mas estes usos ainda não foram cientificamente comprovados.
  • Boldo do Chile
  • Alcachofra
  • Camomila

Importante: A espinheira-santa e a alcachofra não devem ser utilizadas pelas gestantes e lactantes, uma vez que diminuem a produção de leite. A alcachofra contém uma substância (cinarina) que “talha” o leite.

 

CONSUMO

Em forma de chá, de 2 a 3 xícaras ao dia.

 

ALIMENTOS INDICADOS

  • Mamão. O mamão facilita a digestão, principalmente de proteínas.
  • Gengibre
  • O abacaxi facilita a digestão, sobretudo de proteínas.

O gengibre estimula a digestão e evita enjoo.

Posts interessantes

Autor

André Vidal

André Vidal é fisioterapeuta, formado pela Universidade Gama Filho. É especializado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid e em outras técnicas.

Nenhum Comentário

Publicar Comentário

CAPTCHA


A Vidal é uma empresa jovem que nasceu com um conceito inovador, tendo como objetivo promover um atendimento diferenciado e personalizado aos seus clientes.