Post 1a

Massagem Ayurvédica e Massagem Sueca

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Massagem Indiana Ayurvédica ou Abhyanga: método de tratamento corporal de deslizamento e alongamento auxiliado por óleos, que libertam as toxinas do corpo presas aos músculos e tecidos. As técnicas de massagem ayurvédica se diferenciam de outras porque sempre consideram o dosha (humor biológico) de cada individuo. É feita em sessões individuais em que se trabalha o corpo como um todo. Movimentos profundos ativam a musculatura, as articulações e também o tecido cutâneo, usando óleos vegetais, ervas e pós. Dependendo da técnica aplicada, pode ser realizada no tatame ou na maca. A respiração, a circulação e a energia vital são os pilares desse trabalho. Minimiza problemas de ordem circulatória, musculares, respiratórias, digestivas, fadiga, reumatismo, nevralgia, fibromialgias, problemas na coluna, auxilia o sono, os órgãos sensoriais e motores, no tratamento das depressões e síndrome do pânico, melhora a memória e a capacidade de aprendizagem e diminui o estresse. Mulheres no período menstrual (principalmente nos dias de maior fluxo) e pessoas com febre não devem receber massagem.

Massagem Sueca: se refere a um conjunto de técnicas desenhadas principalmente para relaxar os músculos, aplicando-se pressão sobre eles, e também sobre os ossos. Ela foi criada no Ocidente pelo sueco Per-Henrik Ling, no começo do século 19. Um dos principais objetivos do método é aumentar a velocidade venosa das extremidades do corpo. Essa massagem também diminui o tempo de recuperação de pessoas que sofreram lesões musculares, estimulando o tecido que está com excesso de ácido lático, ácido úrico e outras perdas metabólicas. E existem dois tipos: a massagem terapêutica relaxante e a passagem desportiva. A primeira é indicada para enxaquecas, dores nas costas, pescoço e cabeça, torcicolo, lombalgias e dores no nervo ciático. A segunda é indicada para lesões musculares causadas pelo esporte. Não tem contraindicação.

Posts interessantes

Autor

André Vidal

André Vidal é fisioterapeuta, formado pela Universidade Gama Filho. É especializado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid e em outras técnicas.

Nenhum Comentário

Publicar Comentário

CAPTCHA


A Vidal é uma empresa jovem que nasceu com um conceito inovador, tendo como objetivo promover um atendimento diferenciado e personalizado aos seus clientes.