post 4aa

Mitos e verdades sobre a pimenta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Pimenta provoca úlceras e gastrites?

O alimento não pode ser considerado agente precursor dos problemas. No entanto, quem apresenta predisposição a eles pode ter o quadro agravado. Isso porque o fruto ajuda a aumentar a quantidade de enzimas digestivas, inclusive as ácidas – mesmo processo desencadeado por alimentos como café, laranja, abacaxi, frituras e refrigerantes à base de cola.

Desencadeia hemorroidas?

As pimentas também não são capazes de produzir a dilatação das veias da região, mas aumentam a sensibilidade de quem já sofre desse incômodo. Quando se ingere o alimento há a sensação de acaloramento no reto ao evacuar. Para quem possui hemorroidas a sensação aumenta e é daí que vem o tal mito.

Pode causar hipertensão?

Não. Aliás, a pimenta pode e, frequentemente, deve ser usada por hipertensos, porque é vasodilatadora, o que ajuda a aliviar a pressão arterial. E mais: é fonte eficaz para incrementar a circulação do sangue e, por isso, evita trombose, diabetes e mal de Alzheimer.

Faz com que apareçam acnes e espinhas?

Não há no fruto nenhum componente que possa produzir qualquer mal estético. Espinhas são provocadas por distúrbios hormonais e bioquímicos. Além disso, é possível afirmar que a pimenta pode até ajudar nesses casos por contribuir para o equilíbrio do sistema imunológico.

CURIOSIDADE: O segredo do ardor

A substância química que dá à pimenta o caráter ardido é exatamente aquela que possui propriedades benéficas à saúde. No caso da pimenta-do-reino, o nome da substância é piperina. Na pimenta- vermelha, é a capsaicina. Esses princípios ativos são os responsáveis pela sensação de ardor e contêm os três principais efeitos farmacológicos do alimento: anti-inflamatório, antioxidante e capacidade de liberar endorfina. A piperina está presente nas pimentas do gênero piper, que são as orientais; a capsaicina nas do gênero capsicum, geralmente de origem ocidental, como a malagueta, dedo-de-moça e jalapeño. Os pimentões são do segundo gênero e somente os ardidos possuem capsaicina – os outros são considerados doces.

Posts interessantes

Autor

André Vidal

André Vidal é fisioterapeuta, formado pela Universidade Gama Filho. É especializado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid e em outras técnicas.

Comentário ( 1 )

  • FRANCERLEY SOARES

    OLÁ…A PIMENTA TEM COMO UM PODER ATIVO DE AUMENTAR O “” SUPOSTO ..QI..DAS PESSOAS..”” OU A CAPACIDADE DE AUMENTAR O RACIOCINO DAS PESSOAS.. DANDO ASSIM MAIS INTELIGENCIA..??…OBRIGADO

Publicar Comentário

CAPTCHA


A Vidal é uma empresa jovem que nasceu com um conceito inovador, tendo como objetivo promover um atendimento diferenciado e personalizado aos seus clientes.