Post 3a

MORAR SOZINHO E COM AUTONOMIA

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Com o passar dos anos, mesmo quem está envelhecendo com saúde terá alguma diminuição dos reflexos, da visão, do equilíbrio ou da audição, ficando mais propenso a quedas dentro de casa. Portanto, para prevenir acidentes é importante investir em mudanças no lar:

  • Instalar barras de segurança: a maior parte das quedas dos idosos ocorre dentro de casa, principalmente no banheiro e na cozinha. Suportes e pontos de apoio nesses cômodos são essenciais. E nas escadas é indispensável a colocação de corrimão dos dois lados.
  • Retirar tapetes: as alterações de equilíbrio e o comprometimento da marcha geram maior dificuldade na caminhada. Qualquer tapete pode ser um perigo. Já no banheiro, os emborrachados são bem-vindos, pois evitam escorregões.
  • Manter interruptores de fácil acesso: locomover-se no escuro pode ser bem perigoso para o idoso que já tem a visão debilitada. Interruptores próximos à cama, ao sofá e à mesa de jantar tornam-se essenciais.
  • Escolher poltronas, cadeiras e cama na altura certa: a medida é importante para que, ao sentar e levantar, ou até mesmo deitar-se, o idoso não necessite fazer esforço demais que possa ocasionar quedas.
  • Cuidar do ambiente: para famílias com crianças, mas que abrigam também o idoso na residência, o maior cuidado fica por conta de brinquedos e pequenos objetos espalhados pelo chão. Lembre-se de que eles podem atrapalhar a passagem e provocar acidentes, como tropeços e escorregões.

Posts interessantes

Autor

André Vidal

André Vidal é fisioterapeuta, formado pela Universidade Gama Filho. É especializado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid e em outras técnicas.

Nenhum Comentário

Publicar Comentário

CAPTCHA


A Vidal é uma empresa jovem que nasceu com um conceito inovador, tendo como objetivo promover um atendimento diferenciado e personalizado aos seus clientes.