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O Humor é um Santo Remédio

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  • diminui tristeza, medo, mágoa, timidez e raiva – sentimentos que roubam a felicidade.
  • influencia positivamente a falta de confiança e estimula a autovalorização.
  • permite que a pessoa experimente sensações corporais bem mais prazerosas.
  • faz com que o indivíduo relacione-se melhor com seu círculo social.
  • identifica as pessoas que transmitem otimismo e alegria, excelentes companhias para qualquer momento.
  • atua sobre o eixo respiratório, dilatando os brônquios, aumentando o volume respiratório e lutando contra a asma.
  • é um estimulante cardiovascular, uma vez que baixa a pressão arterial e diminui o ritmo do coração.
  • melhora a digestão, porque é uma massagem terapêutica do tubo digestivo, aumenta o trânsito intestinal e age contra a obstrução do intestino.
  • é um exercício que movimenta a maioria dos grupos musculares.
  • abdominais, do rosto, dos membros, etc.
  • libera endorfinas cerebrais, substâncias produzidas pelo sistema nervoso que atuam sobre a dor, e aumenta a secreção de serotonina, neurotransmissor importante na prevenção de estados
  • depressivos e na inibição de estímulos dolorosos.
  • age sobre o sistema neurovegetativo, que controla funções autônomas e vitais, como batimentos cardíacos, pressão arterial, temperatura, etc.
  • é um estimulante psíquico: por meio da liberação de substâncias do sistema nervoso, o riso faz com que se alterem positivamente inúmeras funções orgânicas, além de favorecer relacionamentos
  • humanos saudáveis e boa disposição para a produtividade.

 

PRATIQUE EM CASA!

1. Deitado na cama, respire profundamente, aumentando cada vez mais a velocidade. Tussa para movimentar o diafragma e experimentar a própria gargalhada. Ria brincando com as vogais. Ainda que possa parecer pouco natural, essa é uma boa técnica para treinar a risada.

2. Diante do espelho, sorria para você mesmo e diga frases inspiradoras, como “tenha um excelente dia” ou “como você está exuberante hoje”. A tática, empregada por terapeutas, eleva a auto-estima e estimula a autoconfiança.

3. Ligue o rádio ou escolha um CD de música animada e descontraída. Aumente o volume e dance sem medo. O resultado é tão bom que você não irá parar tão fácil. Experimente!

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Autor

André Vidal

André Vidal é fisioterapeuta, formado pela Universidade Gama Filho. É especializado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid e em outras técnicas.

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