Post 4a

OITO DÚVIDAS SOBRE DOR NAS COSTAS

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Para combater a dor crônica, não basta somente tomar remédios. É preciso reforçar a musculatura e os ossos da lombar com exercícios físicos apropriados.

 

1 – O QUE É LOMBAGIA?

É quando uma pessoa tem dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. É também popularmente conhecida como “lumbago”, “dor nas costas”, “dor nos rins” ou “dor nos quartos”. Não é uma doença, é um tipo de dor que pode ter diferentes causas sendo algumas complexas e em alguns casos a dor pode irradiar para as pernas com ou sem dormência. Porém, na maioria das vezes o problema é solucionado rapidamente.

 

2 – QUAL É A CAUSA?

Freqüentemente o problema é postural, isto é, causado por má posição para sentar, para se deitar, para se abaixar no chão ou para carregar algum objeto pesado. Outras vezes, pode ser causada por alguma inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra, artrose (processo degenerativo de uma articulação) e até fatores emocionais.

 

3 – COMO ELA SE MANIFESTA?

De duas maneiras: aguda e crônica. A forma aguda é o “mau jeito”. A dor é forte e aparece subitamente depois de um esforço físico. Ocorre com mais freqüência na população mais jovem. A forma crônica geralmente acomete os mais velhos, a dor não é tão intensa, porém quase que permanente.

 

4 – É IMPORTANTE FAZER EXAMES COMO A RESSONÂNCIA MAGNÉTICA?

Não. Mais de 90% das vezes o diagnóstico e a causa são estabelecidos através de uma boa conversa com o paciente e um exame físico bem-feito. Em caso de dúvida, o passo seguinte é a radiografia simples e se a dúvida ainda permanecer então a ressonância é indicada.

 

5 – GINÁSTICA FAZ BEM?

Na crise aguda, o exercício está totalmente contra-indicado. Deve-se fazer repouso absoluto, deitado na cama. Uma alternativa é deitar de lado em posição fetal (com as pernas encolhidas).Depois de passada a crise aguda, a ginástica é recomendada com a supervisão de um fisioterapeuta.

 

6 – QUE REMÉDIOS SÃO INDICADOS NA CRISE AGUDA?

Os analgésicos e os antiinflamatórios podem ser usados. Quanto mais bem-feito o repouso, menos medicamento é necessário. Obviamente, deve-se tratar também a causa da lombalgia.

 

7 – LOMBALGIA NA CRIANÇA E NO ADOLESCENTE É COMUM?

Não, não é. Enquanto no adulto a maioria das lombalgias tem causas e tratamentos simples, a dor lombar no adolescente requer uma investigação cuidadosamente feita pelo médico ou fisioterapeuta.

 

8 – COMO EVITAR QUE A DOR AGUDA SE TORNE CRÔNICA?

Muitos fatores são importantes, como a correção postural, principalmente na maneira de sentar. Na fase aguda, a ginástica não é indicada, porém, após o final da crise, a prática regular de exercícios físicos apropriados é importante. Quando fizer exercícios com pesos na ginástica, proteja a coluna deitando ou sentando com apoio nas costas. Evite carregar muito peso e não permaneça curvado para frente por muito tempo. Quando abaixar para pegar algo no chão, deve-se flexionar os joelhos e não a coluna. Evite usar um colchão mole demais, ou excessivamente duro.

Posts interessantes

Autor

André Vidal

André Vidal é fisioterapeuta, formado pela Universidade Gama Filho. É especializado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid e em outras técnicas.

Nenhum Comentário

Publicar Comentário

CAPTCHA


A Vidal é uma empresa jovem que nasceu com um conceito inovador, tendo como objetivo promover um atendimento diferenciado e personalizado aos seus clientes.