Post 3a

Os Riscos da Falta de Saneamento Básico

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

ASCARIDÍASE: verminose causada pelo parasita chamado Ascaris Iumbricoides. A pessoa infectada pode apresentar de diarréia a náuseas, ou ter um quadro assintomático.

 

CÓLERA: infecção intestinal aguda causada pelo Vibrorio cholerae, que causa diarréia, vômitos e desidratação. O tratamento, geralmente, é feito com antibiótico e soro.

 

DENGUE: transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, pode causar desde quadro de mal-estar, com febre alta e dores pelo corpo, à dengue hemorrágica, que pode ser fatal. São tratados os sintomas e é indicado o repouso.

 

ESQUISTOSSOMOSE: infecção causada pelo verme da classe Trematoda, que ocasiona desde dor de cabeça a diarréia, podendo aumentar a região do fígado e baço. O tratamento é feito com antiparasitário.

 

FEBRE AMARELA: é uma doença infecciosa causada por um flavovirus, transmitida por mosquitos  Aedes. Quando apresenta sintomas, vão desde febre alta a eventualmente diarréia. Em alguns casos, pode ser fatal. A boa notícia é que existe uma vacina preventiva.

 

HEPATITE A: causada por um vírus que provoca febre e dores no corpo, excepcionalmente causa necrose do fígado e óbito. Geralmente, tem evolução benigna. São tratados os sintomas.

 

MALÁRIA: é uma doença grave causada pelo mosquito Anopheles contaminado pelo protozoário Plasmodium. Causa de febre a dores musculares e pode ser sintomática após meses da picada. O perigo ocorre quando não é tratada há tempo com medicamentos específicos e pode causar doenças mais graves, que comprometam órgãos vitais.

 

POLIOMIELITE: causada por um enterovírus. Se a pessoa desenvolve a doença, resulta na paralisia e pode ser, em alguns casos, fatal. Também possui vacina preventiva.

 

SALMONELOSE: infecção causada por uma bactéria chamada Salmonella, que causa diarréia, febre e cólica abdominal. Pode ser fatal e não exige tratamento específico, somente período de descanso.

 

Posts interessantes

Autor

André Vidal

André Vidal é fisioterapeuta, formado pela Universidade Gama Filho. É especializado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid e em outras técnicas.

Nenhum Comentário

Publicar Comentário

CAPTCHA


A Vidal é uma empresa jovem que nasceu com um conceito inovador, tendo como objetivo promover um atendimento diferenciado e personalizado aos seus clientes.