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OSTEOPOROSE

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É a porosidade anormal dos ossos, os quais se tornam fracos e quebradiços. A causa principal sempre é a inatividade ou mau funcionamento da glândula Paratireoide, situada na garganta. A esta glândula compete a importante função de distribuir o cálcio no organismo. Se ela falhar, o cálcio sai dos ossos e se esparrama por qualquer parte do organismo, sobretudo nas articulações. Pelo menos 50% das pessoas com mais de 50 anos de idade têm mau funcionamento desta glândula.

 

ERVAS E PLANTAS INDICADAS

  • Caroba
  • Cavalinha
  • Cordão-de-frade
  • Dente-de-leão
  • Gergelim
  • Urtiga

 

CONSUMO

Tomar em forma de chá.

 

ALIMENTOS INDICADOS

  • Brócolis. É rico em cálcio e magnésio, fortalece dentes e ossos, prevenindo a osteoporose.
  • Couve. Contém ferro, magnésio e betacaroteno que fortalecem ossos, ajudando no combate à osteoporose.
  • Queijo, leite e iogurte. Ricos em cálcio, também fortalecem ossos e dentes. Porém, em excesso, pode ter efeito contrário. Consumir com moderação.
  • Feijão. Fortalece ossos e dentes, prevenindo a osteoporose. Alerta: há restrições para quem tem problemas de fígado.
  • Leite de soja, soja e tofu – queijo derivado da soja.
  • Salmão, truta e demais espécies oleosas de peixes. Facilitam a absorção do cálcio, prevenindo a osteoporose. Ha restrições no consumo para quem produz muito ácido úrico.
  • Maçã

 

ALIMENTOS CONTRA-INDICADOS

  • Açúcar. Sem dúvida, o maior ladrão de cálcio do organismo.
  • Excesso de leite e derivados industrializados
  • Refrigerantes. Por causa do açúcar e do gás.

 

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Autor

André Vidal

André Vidal é fisioterapeuta, formado pela Universidade Gama Filho. É especializado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid e em outras técnicas.

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