Soluço

Por que temos soluço?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Soluços são contrações involuntárias dos músculos do aparelho respiratório, principalmente do diafragma, aquele que separa o tórax do abdome. É caracterizado por uma inspiração rápida e curta, não sincronizada com a respiração. Não se conhece exatamente o mecanismo desencadeador do soluço, porém certas situações, como gargalhadas, ingestão de bebida alcoólica, distensão do estômago por bebidas gasosas e mudanças súbitas de temperatura, seja do ambiente ou de alimentos ingeridos, podem ser apontadas como motivadoras do episódio. Entretanto, o soluço pode ser persistente em casos de trauma ou tumor cerebral, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal com altos níveis de ureia e acidentes que lesem o nervo vago (que movimentam, entre outras regiões, a laringe, a faringe e a traqueia).

Posts interessantes

Autor

André Vidal

André Vidal é fisioterapeuta, formado pela Universidade Gama Filho. É especializado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid e em outras técnicas.

Nenhum Comentário

Publicar Comentário

CAPTCHA


A Vidal é uma empresa jovem que nasceu com um conceito inovador, tendo como objetivo promover um atendimento diferenciado e personalizado aos seus clientes.