Post 1a

Reflexologia Podal

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A origem da reflexologia remonta à China, onde antigos escritos sobre acupuntura já relatavam a existência de pontos e terminações reflexas em partes do corpo ligadas às funções metabólicas corporais, ao adequado funcionamento dos órgãos e aos comandos cerebrais. No início do século XX, William H. Fitzgerald (médico inglês) realizou estudos sobre estas terminações desenvolvendo e aplicando a técnica que chamou de zonoterapia. Afirmava ele que a pressão e a massagem de certas zonas do corpo têm um efeito bem definido em estimular o funcionamento fisiológico normal em outras partes do organismo, não importando o quanto esta área possa estar distante da parte submetida ao tratamento.

Esta é a premissa fundamental da reflexologia podal, que trabalha especificamente sobre os pés, onde existem aproximadamente 72 terminações nervosas que se comunicam com todo o corpo. A reflexologia identifica nos pés áreas doloridas que correspondem a determinados órgãos, estimulando através de movimentos e pressão com os dedos e as mãos a área dolorida. Os movimentos geram impulsos neuro-sensoriais que chegam ao órgão correspondente estimulando seu funcionamento, eliminando tensões e aliviando dores que podem se agravar com o tempo.

A reflexologia ocidental é baseada principalmente no estudo da filosofia e anatomia e entende que os bloqueios são condensações (cristais) localizados ao longo das terminações nervosas que impedem a nutrição das células, que por sua vez, formam tecidos, que formam órgãos, que formam sistemas, causando disfunções em todo o organismo quando sua nutrição é deficitária. A vertente oriental da reflexologia está inserida na medicina tradicional chinesa e busca equilibrar as junções orgânicas por meio da harmonização das energias ying/yang e do chi, entendendo as deficiências como obstruções em partes do corpo que podem ter causa emocional, física ou espiritual. A reflexologia podal é bastante eficaz nos casos de estresse, cansaço, tensão nervosa, bronquite, gastrite e na prevenção de doenças.

Posts interessantes

Autor

André Vidal

André Vidal é fisioterapeuta, formado pela Universidade Gama Filho. É especializado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid e em outras técnicas.

Nenhum Comentário

Publicar Comentário

CAPTCHA


A Vidal é uma empresa jovem que nasceu com um conceito inovador, tendo como objetivo promover um atendimento diferenciado e personalizado aos seus clientes.