Tomate

Tomate: fonte de saúde

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Apesar de ainda gerar muita polêmica sobre sua classificação como fruta ou legume, o tomate  apresenta várias formas em diferentes regiões e é um dos alimentos mais consumidos pela população mundial. Conheça os benefícios que o alimento proporciona à saúde e faça bom proveito!

  1. Combate o envelhecimento
    Encontrado nos frutos vermelhos, o licopeno é cada vez mais admirado pela ciência. O tomate é uma das maiores fontes dessa substância, que ajuda no reparo das células danificadas pelos radicais livres, responsáveis por processos degenerativos e pelo envelhecimento da pele. Outros antioxidantes importantes encontrados na hortaliça, como vitamina C, betacaroteno e minerais, fortalecem esse potencial. Uma dica importante é beber bastante água, pois ela garante a hidratação do órgão e ajuda o organismo a absorver os nutrientes.
  2. Folhas X Ácido úrico
    O excesso do componente é responsável pela formação de cálculo renal, a famosa pedra nos rins. Sabe-se que o tomate está na lista de alimentos proibidos para quem sofre do mal, devido ao efeito cítrico, que dificulta a atração entre as partículas formadoras dos cálculos. As folhas do tomateiro, no entanto, são boas aliadas. A receita é simples: coloque duas colheres de sopa das folhas fatiadas em dois copos de água fervente e deixe em infusão por 15 minutos. Ainda morna, filtre e beba três xícaras ao dia.
  3. Previne doenças do coração
    O licopeno reduz a oxidação do colesterol. Esta capacidade pode estar relacionada à proteção do aparelho cardiovascular, uma vez que o LDL (colesterol ruim) é um dos componentes responsáveis pela arteriosclerose (o entupimento das artérias). A presença de vitamina B7 (biotina), que neutraliza o colesterol e diminui o excesso de gordura no fígado.
  4. Protege o sistema imunológico e fortalece o corpo
    Um único tomate fornece aproximadamente 20 miligramas de vitamina C, 220 de potássio, 0,015 de ácido fólico e 0,4 Ul (unidades internacionais) de vitamina E por 100 gramas. Esses valores correspondem a, aproximadamente, 22%, 6%, 4% e 2% da ingestão diária recomendada para estes nutrientes, respectivamente. Também rica fonte de sais minerais (especialmente potássio), favorecem o crescimento do corpo e a ossificação, além de serem auxiliares contra as infecções bacterianas, perturbações digestivas e pulmonares. A vitamina C, não custa lembrar, é necessária à manutenção da saúde da pele, gengivas e vasos sanguíneos. Também participa na formação de colágeno, absorção de ferro, redução do nível de colesterol e fortalecimento do sistema imunológico.
  5. Purifica o sangue
    Encarregado da depuração sanguínea e eliminação de toxinas do corpo, o fígado necessita de boa alimentação para manter as funções em dia. Alguns dos nutrientes do tomate, particularmente as vitaminas, agem diretamente no órgão, evitando o excesso de energia causado por dieta inadequada, diabetes ou álcool. O efeito antioxidante do alimento é ainda importante para controlar os níveis de “pH” e garantir a viscosidade do sangue, processo que ajuda a evitar doenças do coração.
  6. Previne câncer
    Pigmento vermelho encontrado em elevada concentração no tomate é o antioxidante mais eficiente dentre todos os carotenoides estudados até hoje. O licopeno é capaz de inibir o crescimento de células cancerígenas, principalmente na próstata. A pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Patrícia G. B. de Carvalho, aponta que uma pesquisa com 32 pacientes portadores de câncer de próstata que consumiram extrato de tomate diariamente durante 3 semanas (30 miligramas da substância por dia) indicou redução no nível da doença. Além disso, em outro estudo, o carotenoide mostrou-se importante contra o desenvolvimento de câncer de boca, faringe e esôfago.

Lembre-se desses detalhes tão importantes e não deixe o tomate de fora da salada!

Posts interessantes

Autor

André Vidal

André Vidal é fisioterapeuta, formado pela Universidade Gama Filho. É especializado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid e em outras técnicas.

Nenhum Comentário

Publicar Comentário

CAPTCHA


A Vidal é uma empresa jovem que nasceu com um conceito inovador, tendo como objetivo promover um atendimento diferenciado e personalizado aos seus clientes.